quinta-feira, 5 de maio de 2016

Causas dos Prejuízos no Estoque no Pequeno Varejo e Como Prevenir

A prevenção sempre será a melhor forma de investimento na eliminação de prejuízos de qualquer natureza. Aplicar a prevenção em gestão do estoque é uma excelente alternativa para o empresário reduzir os prejuízos e aumentar os lucros do seu negócio, entre outros benefícios


Descreveremos a seguir as principais causas dos prejuízos que podem acontecer no estoque da sua empresa e o que fazer para preveni-los:

Furtos
Os furtos podem ser cometido tanto por uma pessoa da equipe da loja quanto por terceiros (parceiros que tenham acesso ao ambiente de depósito e intrusos) e ocorrem quando há vulnerabilidade de segurança e pouco controle de entrada e saída de mercadorias.

O que fazer: Controle o acesso tanto de pessoas internas quanto externas. Essa é uma das formas mais eficientes de prevenção de furtos e pode ser feito por meio de sistemas de segurança, com integração em catracas e monitoramento de vídeo (CFTV).

Também é importante ter e demonstrar um controle rígido de estoque para inibir ações de furto, uma vez que os funcionários se conscientizam de que há contagem constante dos produtos no estoque. A realização periódica de inventários, bem como o registro adequado de tudo que é adquirido e vendido, portanto, são ações fundamentais.

Avarias
Problema muito comum em logística, as avarias acontecem quando um produto é danificado parcial ou integralmente. Geralmente, acontece antes mesmo da mercadoria chegar ao estoque, durante o transporte e manuseio feito pelo fornecedor.

Há casos em que as avarias acontecem internamente, por problemas estruturais do espaço físico onde as mercadorias estão estocadas (exposição excessiva à luz solar ou a falta dela, por exemplo), mas também por falta de equipamentos que facilitem a localização e o manuseio dos produtos (carrinhos de carga, equipamentos de transporte de paletes, etc).

O que fazer: Crie uma política de boas práticas de manuseio das mercadorias em estoque e exija conferência minuciosa dos produtos recebidos do fornecedor. Também é importante investir em equipamento para que a equipe empregue pouco esforço físico e concentre sua atenção em não cometer erros que possam causar danos aos produtos.

Falhas gerenciais
Do registro errado de produtos adquiridos ao não registro da saída na frente de caixa, os erros gerenciais estão muito ligados à falta de processos bem definidos, especialmente quando a loja não possui um bom sistema de controle de estoque.

Estas falhas implicam em estoques contábeis não fidedignos, que podem causar sérios prejuízos.

O que fazer: Invista em apoio tecnológico para o seu negócio. Tenha um bom sistema integrado, que una o estoque aos demais controles (compras, vendas, finanças, etc). Isso vai tornar os processos de controle de estoque mais ajustados e fidedignos, inclusive melhorando seu poder de análise, o que melhorará suas decisões.

Falhas operacionais
Um clássico erro operacional que pode acarretar em perdas é a venda de mercadorias que entraram em estoque depois, deixando de lado aquelas que já entraram há tempos e que podem ser perdidas por passar o tempo da validade.

O que fazer: Estabeleça a regra de estocar os produtos conforme a data de recebimento, bem como controle de lotes. Um bom sistema também pode ajudar neste controle, pois conhecendo o que está no depósito, você pode fazer ações de promoção de produtos mais antigos para ter um giro de estoque mais fluído e produtivo.

Fonte: Equipe Datasite Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário