sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

SEGURANÇA DE AÇÕES NO CONTROLE DO ESTOQUE

Para manter um estoque seguro será necessário saber exatamente o que você tem, onde esta localizado e quanto vale a pena – registros bons são essenciais. Produtos que são pequenos, não possuem logotipos, etiquetas e que são fácil de vender são os que mais correm riscos de furto.

Ladrões de Lojas
Um ladrão vindo de fora é uma ameaça óbvia. Verifique a segurança em torno de suas instalações para manter o risco a um mínimo. Em uma loja, os ladrões podem roubar em grupos – alguns fornecendo uma distração, enquanto outros levam os bens da loja. Ensine seu pessoal a estar alerta e a reconhecer comportamentos como este. Estabelecer uma política clara e certifique-se pessoal são treinados em lidar com ladrões.

Oferecer ajuda a um cliente que você suspeita, poderá impedir um possível furto. É importante evitar usar palavras de confronto como “roubar” se você tiver que se aproximar de um cliente  suspeito essa atitude irá te proteger de entrar em uma situação perigosa.

Proteja seu estoque
  • Identificar sempre identificar marcando equipamentos portáteis caros (como computadores, celulares, casacos, botas e outros) produtos pequenos que possuem alto valor para a loja e podem ser facilmente escondidos e levados. Se possível, colocar o material valioso com etiquetas de segurança – como as etiquetas de identificação por radiofrequência – que irão soar um alarme se forem movidas.
  • Não deixe o equipamento pendurado após a entrega. Coloque-o em um lugar seguro, registre-o e limpe a embalagem. É uma boa idéia para dispor de embalagens de forma segura – deixando caixas em vista poderia ser um anúncio para os ladrões.
  • Faça regularmente inventários - única forma de diagnosticar perdas de estoque.
  • Coloque CCTV em parques de estacionamento e outros locais chave.

Furtos por Funcionários
Furtos por funcionários às vezes pode ser um problema. Para evitar isso:
  • Treine os funcionários sobre seus sistemas de segurança e suas políticas e procedimentos disciplinares. Treinamento sobre o custo do roubo de ações vai ajudar, como muitas pessoas não estão cientes das implicações para o volume de negócios da empresa e segurança no trabalho.
  • Configurar procedimentos para prevenir o roubo. Pessoal com responsabilidades financeiras não deve ser responsável por registros de ações.
  • Restringir o acesso a armazéns, armazéns e armários de papelaria.
  • Regularmente mude o pessoal que controla ações para evitar conspirações e/ou má prática.

quinta-feira, 9 de março de 2017

CONTROLE DE ESTOQUE VITALIZA SEU NEGÓCIO, MAS DÁ TRABALHO - parte 2

Continuando o assunto do primeiro post 

CONTROLE DE ESTOQUE VITALIZA SEU NEGÓCIO, MAS DÁ TRABALHO, vamos ao segundo ponto...


Neste post vamos abordar o tema: COMO UM BOM SOFTWARE PODE ME AJUDAR A TOMAR DECISÃO RÁPIDA E PRECISA, MAS É PRECISO CUIDADO

Como tomar decisão rápida e confiável?
Uma das soluções é automatizar a gestão da empresa.
Um bom software ou sistema de gestão é capaz de cruzar todos os dados do negócio e apresentar informações privilegiadas sobre o desempenho de nossa empresa. De posse dessas informações nós podemos analisar e tomar decisões estratégicas de maneira rápida e com menor margem de erro.
Por outro lado, atualmente os bons software já dispõem de funcionalidades que cruzam as informações do negócio e nos entrega os indicadores de desempenho "no modo automático" nos permitindo uma avaliação imediata e integral dos estoques, suas movimentações e tendências. 
Dentre as informações relevantes do estoque que devem ser cruzadas e que são auxiliares na tomada de decisão segura e rápida, citamos: dados do estoque atual X o antigo X compras no período X histórico de vendas X movimentações do caixa X efetivamente faturado X entrada no caixa, além das devoluções, notas fiscais, requisição de pedidos, solicitação de compra, autorizações de compra, autorização de entrega, entre outros.

Alguns softwares de gestão vão além...
Nos ajudam a entender as tendências de consumo; os produtos mais importantes – aqueles que devemos focar nosso esforço; problemas operacionais; registro de fornecedores; e até nos orientar sobre o momento certo e a quantidade adequada de reposição do nosso estoque, com mínima margem de erro...

Isso não é ótimo?
Com certeza!  Já elimina muitas noites de incertezas e prejuízos.
A questão é que a maioria dos donos do negócio não aprenderam “ainda” a extrair o melhor das funcionalidades do seu sistema de gestão e/ou analisar e tratar as informações com inteligência empresarial focando nos resultados, nos objetivos e nas metas da sua empresa.

Na automação nem tudo são “flores”...Atenção aí!!!
As informações do nosso sistema podem esconder alguns problemas graves do nosso estoque. Confiar só no sistema pode nos dar a ilusão que tudo está indo bem. Só percebemos os problemas quando o capital de giro fica mais curto e o lucro abaixo do esperado, apesar do bom desempenho nas vendas e dos cortes nos custos.

O que fazer?
Atenção para o que vou dizer...
Priorize o controle de estoque na sua empresa, o quanto antes!

Leia a continuação desse assunto no próximo post.
Para mais informações, acesso nosso blog. Ele tem dicas importantes que o ajudará a performar seus resultados.

Post anterior: 

CONTROLE DE ESTOQUE VITALIZA SEU NEGÓCIO, MAS DÁ TRABALHO


segunda-feira, 6 de março de 2017

O QUE É, PARA QUE SERVE E QUAL A MANEIRA DE IMPLEMENTAR A PREVENÇAÕ E PERDAS

A prevenção e perdas é uma área de controle e diagnósticos dentro de uma organização que tem como objetivo controlar para evitar, paralisar ou reduzir as perdas, diagnosticar as causas raiz e estabelecer ações de melhoria dos resultados
Qual é a ação desejada numa empresa?
A ação desejada em toda empresa é de atender melhor o Cliente e obter lucro satisfatório.   

A partir dos anos 90 surgiram os primeiros estudos em Prevenção e Perdas no Brasil. Estes estudos nortearam o panorama de perdas no país e indicou o tamanho real do problema. Foi nesse momento que os lojistas se deram conta que precisavam mudar a forma de gerir o estoque e com urgência.
O SEBRAE de São Paulo elaborou um folder sobre prevenção e perdas simples e prático. Como ele é possível ter uma noção melhorar o conhecimento sobre essa matéria.
Veja o link abaixo:
http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/6ba30509d22d3c4deda82eedf426cfef/$File/5684.pdf

sexta-feira, 3 de março de 2017

CONTROLE DE ESTOQUE VITALIZA SEU NEGÓCIO, MAS DÁ TRABALHO

Não tem como fugir, controlar o estoque é fundamental
O controle de estoque é trabalhoso e chato. Toma nosso tempo.
Mas ao final o esforço vale porque ele é vital para a saúde financeira de nossa empresa
Afinal, o estoque é o coração da empresa. É ele quem irriga e dá vida ao negócio.
Ahhh, você não pensa assim?
Alôoo... Se liga aí...
É seu estoque que satisfaz seu Cliente. É ele que vende e faz seu negócio acontecer.
Pode não parecer – o que duvido muito – mas...
Você sabia que um coração sem controle pode entrar em falência em pouco tempo?
Voltemos ao coração da sua empresa.
Vejamos...
O estoque é o principal ativo de nossa empresa... é verdade!!!
Sem ele, nossa empresa não cumpre a missão de atender nossos clientes e gerar o lucro esperado. E hoje não basta apenas reduzir custos e atender. É preciso atender muito bem. Ser o melhor.
Num tempo de bombardeio de informações, internet, mídia, redes sociais, etc... onde as necessidades do consumidor muda a cada segundo... nós dirigentes, precisamos tomar decisão na mesma velocidade. E, digo mais... precisamos agir mais rápido que a concorrência pois ela está cada vez mais bem preparada.
Vamos relembrar algumas tarefas que é a razão “das noites mal dormidas” para muitos donos de empresas...
Controlar o estoque é...
Reabastecer o estoque com novas mercadorias; pensar naqueles novos itens que seus Clientes estão pedindo; naqueles outros que chegaram ao mercado; saber a quantidade certa a comprar de cada categoria, modelo, cor, tamanho; promover e liquidar o estoque antigo; buscar e negociar melhor com novos e atuais fornecedores; saber o tempo de entrega; etc; etc...
Espere, não acabou...
Tudo isso sem descuidar do estoque atual pois ele precisa ser atraente – promovê-lo e divulgá-lo; tem que ter quantidade suficiente para atender a demanda normal e os novos Clientes; e precisa girar rápido porque vai perder valor e ficar ultrapassado rapidinho.

Atenção: separamos esse assunto em 3 post’s para otimizar o tempo dos leitores.

Então Leia nossa próxima publicação.
Para mais informações, acesso nosso blog. Ele tem dicas importantes que o ajudará a performar seus resultados.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

TRUQUES PARA CONTROLE EFICIENTE DE ESTOQUE

O controle eficiente do estoque ajuda alinhar o capital de giro com a necessidade do cliente, diminui custos, melhora o desempenho operacional e reduz índice de perdas e desperdícios da empresa, tornando-a mais competitiva. 
Deixamos aqui alguns truques que nos ajudam a melhorar o controle do nosso estoque e, com ele, o desempenho do nosso negócio. São eles:

Inventários do estoque
O fato é que os inventários periódicos bem executados nos fornecem informações privilegiadas para decidir com confiança. A primeira é se o estoque físico está batendo com o informado pelo software da loja – análise “cara crachá”. 
Essas informações nos orientarão sobre possíveis problemas e suas causas, ajudando-nos a tomar decisões... digamos...mais agressiva, rápidas e inteligentes que melhorem o desempenho do nosso negócio.
É lamentável que ainda teimamos em dar tão pouca importância à contagem física do nosso estoque ou inventário do estoque. 
Gente, como podemos tomar decisão segura e inteligente sobre nosso estoque – estratégica – se não sabemos exatamente como está fisicamente?
Infelizmente a maioria dos gestores continuam no amadorismo praticando o controle “virtual” do estoque e que os leva a tomar decisão baseada no “achismo” ou reagindo às "tempestades", seja por falta de informação, preguiça ou por desleixo. Continuam apostando na intuição e infalibilidade dos funcionários, mesmo diante de um cenário onde informação é poder e a concorrência, cada dia mais preparada.

Organizar o estoque
Organizar o estoque por categoria e por frequência de saída também é crucial para melhoramos o controle. 
Quanto mais visível estiver nosso estoque, mais acessível ficará do nosso olho, da visão do estoquista e do pessoal de vendas.

Controle das movimentações
Todas as movimentações de entrada e saída do estoque devem ser controladas e registradas. Com controle das movimentações, obtemos dados que nos permite conter, eliminar e/ou prevenir furos e perdas no estoque.
Esses dados nos ajudarão, inclusive, a orientar nosso setor de compras a acertar na quantidade e na necessidade do Cliente, reduzindo custos financeiros e de estocagem, melhorando as vendas e enxugando e tornando nosso estoque mais produtivo e lucrativo.

Mantenha a comunicação fluida
A eficácia do controle é facilitada tornando a comunicação mais fluida entre nossos setores de vendas e compras.
O setor de vendas pode fornecer informações precisas sobre a demanda dos produtos, enquanto o setor de compras necessita de informações a respeito do giro do estoque para fazer as aquisições de uma maneira competente.

Software de gestão da loja
Um sistema de gestão auxilia no controle de estoque, automatizando a administração de entradas, de saídas e dos inventários dos materiais. Um programa software adequado (ERP), nos ajuda a cruzar informações, analisá-las com rapidez e a monitorarmos o desempenho do negócio. Nossa empresa ganha em produtividade, confiabilidade e redução de erros, desvios e retrabalhos.
É importante frisar que a saúde financeira de nossa empresa pode ser seriamente comprometida se o controle do nosso estoque não estiver em nossas mãos. Afinal, a razão de ser do nosso negócio, é seu estoque.  

Diante do exposto, nós gestores deveremos valorizar e investir mais tempo e recursos em manter as informações dos nossos estoques atualizados e, sempre à vista, de modo a elevarmos a produtividade e a competitividade de nossas empresas.

Como está a gestão do seu estoque? Compartilhe suas experiências conosco.

A Datasite, filial de Belém, coloca seu serviço de inventário informatizado de alta precisão à sua disposição. 

Contate-nos. Nós o ajudaremos a performar seus resultados. 

Mais informações sobre nossos serviços acesse nosso site www.datasite.com.br