quinta-feira, 9 de março de 2017

CONTROLE DE ESTOQUE VITALIZA SEU NEGÓCIO, MAS DÁ TRABALHO - parte 2

Continuando o assunto do primeiro post 

CONTROLE DE ESTOQUE VITALIZA SEU NEGÓCIO, MAS DÁ TRABALHO, vamos ao segundo ponto...


Neste post vamos abordar o tema: COMO UM BOM SOFTWARE PODE ME AJUDAR A TOMAR DECISÃO RÁPIDA E PRECISA, MAS É PRECISO CUIDADO

Como tomar decisão rápida e confiável?
Uma das soluções é automatizar a gestão da empresa.
Um bom software ou sistema de gestão é capaz de cruzar todos os dados do negócio e apresentar informações privilegiadas sobre o desempenho de nossa empresa. De posse dessas informações nós podemos analisar e tomar decisões estratégicas de maneira rápida e com menor margem de erro.
Por outro lado, atualmente os bons software já dispõem de funcionalidades que cruzam as informações do negócio e nos entrega os indicadores de desempenho "no modo automático" nos permitindo uma avaliação imediata e integral dos estoques, suas movimentações e tendências. 
Dentre as informações relevantes do estoque que devem ser cruzadas e que são auxiliares na tomada de decisão segura e rápida, citamos: dados do estoque atual X o antigo X compras no período X histórico de vendas X movimentações do caixa X efetivamente faturado X entrada no caixa, além das devoluções, notas fiscais, requisição de pedidos, solicitação de compra, autorizações de compra, autorização de entrega, entre outros.

Alguns softwares de gestão vão além...
Nos ajudam a entender as tendências de consumo; os produtos mais importantes – aqueles que devemos focar nosso esforço; problemas operacionais; registro de fornecedores; e até nos orientar sobre o momento certo e a quantidade adequada de reposição do nosso estoque, com mínima margem de erro...

Isso não é ótimo?
Com certeza!  Já elimina muitas noites de incertezas e prejuízos.
A questão é que a maioria dos donos do negócio não aprenderam “ainda” a extrair o melhor das funcionalidades do seu sistema de gestão e/ou analisar e tratar as informações com inteligência empresarial focando nos resultados, nos objetivos e nas metas da sua empresa.

Na automação nem tudo são “flores”...Atenção aí!!!
As informações do nosso sistema podem esconder alguns problemas graves do nosso estoque. Confiar só no sistema pode nos dar a ilusão que tudo está indo bem. Só percebemos os problemas quando o capital de giro fica mais curto e o lucro abaixo do esperado, apesar do bom desempenho nas vendas e dos cortes nos custos.

O que fazer?
Atenção para o que vou dizer...
Priorize o controle de estoque na sua empresa, o quanto antes!

Leia a continuação desse assunto no próximo post.
Para mais informações, acesso nosso blog. Ele tem dicas importantes que o ajudará a performar seus resultados.

Post anterior: 

CONTROLE DE ESTOQUE VITALIZA SEU NEGÓCIO, MAS DÁ TRABALHO


segunda-feira, 6 de março de 2017

O QUE É, PARA QUE SERVE E QUAL A MANEIRA DE IMPLEMENTAR A PREVENÇAÕ E PERDAS

A prevenção e perdas é uma área de controle e diagnósticos dentro de uma organização que tem como objetivo controlar para evitar, paralisar ou reduzir as perdas, diagnosticar as causas raiz e estabelecer ações de melhoria dos resultados
Qual é a ação desejada numa empresa?
A ação desejada em toda empresa é de atender melhor o Cliente e obter lucro satisfatório.   

A partir dos anos 90 surgiram os primeiros estudos em Prevenção e Perdas no Brasil. Estes estudos nortearam o panorama de perdas no país e indicou o tamanho real do problema. Foi nesse momento que os lojistas se deram conta que precisavam mudar a forma de gerir o estoque e com urgência.
O SEBRAE de São Paulo elaborou um folder sobre prevenção e perdas simples e prático. Como ele é possível ter uma noção melhorar o conhecimento sobre essa matéria.
Veja o link abaixo:
http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/6ba30509d22d3c4deda82eedf426cfef/$File/5684.pdf

sexta-feira, 3 de março de 2017

CONTROLE DE ESTOQUE VITALIZA SEU NEGÓCIO, MAS DÁ TRABALHO

Não tem como fugir, controlar o estoque é fundamental
O controle de estoque é trabalhoso e chato. Toma nosso tempo.
Mas ao final o esforço vale porque ele é vital para a saúde financeira de nossa empresa
Afinal, o estoque é o coração da empresa. É ele quem irriga e dá vida ao negócio.
Ahhh, você não pensa assim?
Alôoo... Se liga aí...
É seu estoque que satisfaz seu Cliente. É ele que vende e faz seu negócio acontecer.
Pode não parecer – o que duvido muito – mas...
Você sabia que um coração sem controle pode entrar em falência em pouco tempo?
Voltemos ao coração da sua empresa.
Vejamos...
O estoque é o principal ativo de nossa empresa... é verdade!!!
Sem ele, nossa empresa não cumpre a missão de atender nossos clientes e gerar o lucro esperado. E hoje não basta apenas reduzir custos e atender. É preciso atender muito bem. Ser o melhor.
Num tempo de bombardeio de informações, internet, mídia, redes sociais, etc... onde as necessidades do consumidor muda a cada segundo... nós dirigentes, precisamos tomar decisão na mesma velocidade. E, digo mais... precisamos agir mais rápido que a concorrência pois ela está cada vez mais bem preparada.
Vamos relembrar algumas tarefas que é a razão “das noites mal dormidas” para muitos donos de empresas...
Controlar o estoque é...
Reabastecer o estoque com novas mercadorias; pensar naqueles novos itens que seus Clientes estão pedindo; naqueles outros que chegaram ao mercado; saber a quantidade certa a comprar de cada categoria, modelo, cor, tamanho; promover e liquidar o estoque antigo; buscar e negociar melhor com novos e atuais fornecedores; saber o tempo de entrega; etc; etc...
Espere, não acabou...
Tudo isso sem descuidar do estoque atual pois ele precisa ser atraente – promovê-lo e divulgá-lo; tem que ter quantidade suficiente para atender a demanda normal e os novos Clientes; e precisa girar rápido porque vai perder valor e ficar ultrapassado rapidinho.

Atenção: separamos esse assunto em 3 post’s para otimizar o tempo dos leitores.

Então Leia nossa próxima publicação.
Para mais informações, acesso nosso blog. Ele tem dicas importantes que o ajudará a performar seus resultados.