Planejamento, organização e controle são fundamentais para manter uma boa gestão de estoque de qualquer negócio. Mas para ter esse processo bem alinhado e alcançar resultado nas vendas, é preciso conhecer os principais tipos de estoque utilizados no mercado.
Atender bem os consumidores é uma das principais vantagens competitivas para se destacar dos concorrentes. E para isso, não dá para atrasar uma entrega e não ter estoque suficiente para atender os clientes.
Conheça a seguir os principais tipos de estoque:
Estoque Máximo
Trata-se da maior quantidade de produtos que podem ser estocados no armazém, por um período previamente estipulado. Esse limite pode ser delimitado por conta do espaço ou por limite de verba.
É vantajoso, pois permite negociação de descontos por compra em maior quantidade.
Estoque Médio
É composto pela metade do estoque normal somado ao safety stock (estoque de segurança)
Estoque Mínimo (ou Ponto de Ressuprimento)
Representa a contagem de estoque mínima de um produto armazenado no estoque. É previamente determinado para que eventualidades não prejudiquem os pedidos de venda.
Estoque de Antecipação ( ou sazonal)
É usado quando ocorre uma variação previsível do estoque, quando o gestor já conhece a demanda sazonal. É muito comum em datas comemorativas para nivelar as flutuações e evitar a falta de produtos.
Estoque de Contingência
É usado para suprir falhas inesperadas na gestão do estoque, garantindo que o pedido do cliente seja atendido. É adotado em períodos em que ocorrem maior número de venda.
Estoque de Segurança (Safety Stock)
É um dos tipos de estoque indicados para evitar que flutuações inesperadas atrapalhem a entrega regular de mercadorias, mesmo diante de algum problema.
Estoque Consignado
É quando os produtos ficam em posse da marca, mas continua pertencendo ao fabricante ou distribuidor, ou seja, a empresa só faz o pagamento quando o produto é comprado pelo cliente. E somente pelos produtos que tiveram saída. Essa é uma forma de controlar melhor o estoque e evitar prejuízos, já os produtos não vendidos podem ser devolvidos na data estipulada.
Estoque Inativo
São os produtos que se tornaram obsoletos ou não foram vendidos, dentro do período pré estabelecido de análise.
Estoque de proteção (ou estoque isolador)
Usado para atender demandas acima do previsto, evitando que a empresa seja surpreendida e o cliente não seja atendido. Na contagem de estoque, são itens a mais que são comprados para permanecer no estoque e pode ser usado quando o fornecedor atrasa a entrega, por exemplo.
Estoque Regulador
É a opção utilizada por empresas que possuem várias filiais. Nesse caso a gestão de estoque é feito por uma das filiais que armazena os produtos e encaminha para as demais, conforme as solicitações de demandas.
Estoque em Trânsito
São as mercadorias que se encontram em trânsito, ou seja, que estão dentro dos veículos de transporte sendo levados para entregas feitas pela transportadora.
Dropshipping
É uma das formas de terceirizar contagem de estoque. Ao receber o pedido de compra, a empresa envia a ordem de serviço ao fornecedor, que fica responsável por encaminhar o pedido ao cliente, em nome da empresa. É mais usado por empreendedores individuais e e-commerces.
E você? Já conhecia todos esses tipos de estoque? Qual deles você usa na sua empresa?
A Datasite faz a contagem de tudo o que sua empresa possui em estoque descrito e analisados em relatórios. Com este serviço, é possível ter uma verificação das finanças, auxiliando no processo comercial, de expansão e na otimização dos processos dentro da companhia.
O processo de contagem da Datasite garante aos nossos clientes um alto nível de acerto e confiabilidade. O inventário de estoque visa o desenvolvimento de relatórios descritos e analíticos sobre todos os itens presentes na empresa.
Entre em contato com a Datasite e solicite um orçamento ou tire dúvidas sobre processo de inventário.
Como sabemos que “tempo é dinheiro”, saber onde e quanto temos, é a melhor maneira de proporcionar tranquilidade!
Sucesso em 2018 e boas vendas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário