terça-feira, 12 de abril de 2016

3 Problemas causados pela falta de Controle do Estoque

Eu sou mais um a afirmar que manter o Controle do Estoque nas mãos, sobre o domínio, é fundamental para a sobrevivência do seu negócio. SEBRAE, IBEVAR, SBV, muitos contadores, especialistas em gestão empresarial afirmam a mesma coisa e a muito tempo

Caso Trágico que se repete todos os dias
Imagina que você resolve confiar só no software de gestão da sua empresa – o conhecido por ERP – no momento que está fazendo um pedido de compra pro seu fornecedor...e, eventualmente, houve uma falha qualquer e vários produtos não foram dado baixa...veja a cadeia de problemas que vai suceder por causa desse “pequeno erro”, isso se você não possui um sistema eficiente de controle e movimentação do estoque no seu estabelecimento. Vamos lá: você olha pro relatório do ERP e ele está indicando que tem o aquele produto no estoque... daí você não compra... se não compra ele faltará na gôndola ou prateleira, ou outro PDV – Ponto de Venda... daí chega seu cliente a procura exatamente daquele produto... não encontra...não houve venda...não houve faturamento...perdeste a oportunidade de lucrar...e o PIOR: o cliente vai procurar seu concorrente...e se não bastasse...talvez ele nunca mais volta e ainda leva outros clientes seus. 

Parece que estou vendo só o lado pior, mas não é. Isso é a causa da decadência de muitos negócios promissores. 

O empresário que deseja ter sucesso é preciso está de olho no seu estoque e controlá-lo muito bem. Fazer inventário físico do estoque é fundamenta, em dias de crise, com concorrentes cada vez mais antenados e competitivos, é preciso realizar o inventário físico com maior freqüência – precisão – para se obter níveis de excelência na gestão do estoque, maior capacidade competitiva e prosperidade. 

A falta de um controle de estoque adequado pode ser fatal para o negócio de diversas empresas, por influenciar diretamente nos seus gastos e também nas suas receitas. Deve-se buscar, constantemente, o equilíbrio entre os produtos no estoque e a demanda dos clientes.

Não controlar o estoque pode fazer com que as empresas sofram dos seguintes problemas:

1. Não ter o produto desejado pelo cliente
Caso um cliente queira comprar um produto e este está “indisponível no momento”, a empresa pode deixar de vendê-lo e não obter o lucro que resultaria dessa venda. Isso pode acontecer pela falta de controle do número de produtos que existem no estoque e pelo atraso na compra de novos itens junto aos fornecedores. Além disso, a empresa pode passar uma imagem negativa para os seus clientes, uma vez que não é capaz de ter disponível para venda os produtos que oferece no mercado.

2. Os produtos ficarem encalhados no estoque
Ter muitos itens disponíveis em estoque também pode acarretar, entre outras coisas, perda de validade (no caso de produtos perecíveis); ou fora de moda, se já passou a estação; ou já se tornaram obsoletos, devido a novos lançamentos/modelos. Além de desperdiçar dinheiro, a empresa precisará fazer uma liquidação para diminuir o prejuízo, obtendo um retorno bem menor do que se poderia conseguir vendendo os mesmos produtos, caso ainda estivessem dentro do prazo de venda.

3. Comprar o produto errado, na hora e quantidade errada
Não saber qual produto comprar e também não saber o momento certo da compra são sintomas da falta de controle do estoque. Entender como acontece a movimentação dos produtos no estabelecimento e as necessidades dos clientes é essencial para determinar a hora certa de compra e abastecer o estoque. Conhecer o estoque mínimo e o estoque máximo de cada produto, facilita sobremaneira na escolha da data e da quantidade certa a ser comprada, suprindo o estoque adequadamente.

Na indústria, o controle de estoque assegura que não faltará matéria-prima no momento certo em cada uma das etapas do processo de produção, evitando atrasos durante a fabricação dos produtos e falhas no cumprimento dos prazos com o cliente. 

Em empresas de varejo, o controle de estoque garante que os clientes encontrem os produtos desejados para que possam ser vendidos. 

Por fim, em empresas de serviços, o controle de estoque deve cuida da disponibilidade de todos os materiais necessários para que um serviço possa ser executado integralmente, gerando satisfação dos clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário