quinta-feira, 28 de abril de 2016

5 Perguntas Importantes sobre seu Estoque

Já explicamos neste blog em publicações anteriores sobre o que é estoque e sua importância para o sucesso do seu negócio. Relembramos que o estoque é o produto ou serviço que sua empresa vende 


Conhecer seu estoque é a chave para um controle bem sucedido.  Saber como o estoque se comporta, como é armazenado e como ele circula na sua empresa, é essencial para evitar perdas (inclusive roubo), desperdícios, controlar os custos e aumentar o lucro do negócio.

Se você deseja manter o controle do estoque da sua empresa nas mãos ou ainda elevar o nível dele, você precisa ter em mente as respostas para as 05 perguntas seguintes:

1. Existem produtos encalhados no meu estoque?
Descubra quais produtos estão parados no seu estoque há mais de três, seis meses ou um ano. Cuidado, isso significa que seu dinheiro (aquele a serviço do lucro) está parado e perdendo valor. Pensando por outro lado, o produto está depreciando, ou estragando, ou perdendo a validade ou saindo de moda e a conseqüência é um grande prejuízo para seu negócio.

Depois de descobrir que aquele produto está parado, você pode decidir, por exemplo, não comprar mais itens daquele produto e, também decidir fazer uma promoção para liquidar aquele estoque. Essa leitura que você fez do seu estoque, te ajudou a tomar as decisões certas, em relação ao destino do seu estoque parado. O benéfico desse seu esforço é a redução de um prejuízo maior que estava prestes a acontecer. E o  dinheiro conseguido na liquidação, agora está disponível para a compra de produtos com maior saída. Com os dados colhidos na pesquisa do seu estoque, também é possível estabelecer uma quantidade máxima em estoque para esses produtos, de modo que sua quantidade esteja equilibrada com a demanda dos clientes. 

Atenção: não use somente os relatórios do sistema de gestão da empresa (os dados digitais), pois eles podem, eventualmente, não está “batendo” com o que está fisicamente no estoque da empresa.   Por isso, recomendamos realizar, com  freqüência, o inventário físico do estoque.

2. Quais produtos estão faltando no estoque?
O cliente entra na sua procurou um produto e você não o achou no estoque? Se isso acontece, é preciso prestar atenção: estes produtos podem ser os ovos de ouro do seu negócio e deixá-los faltar pode significar perda de oportunidades.

Procure perceber a frequência de venda destes produtos – neste caso a informatização da empresa vai agilizar seu trabalho. Isso te ajudará a entender a rapidez com que eles se esgotam e, tomar decisões de compra mais seguras. 

Ter as informações do seu estoque, “sempre frescas”, ajuda também a negociar o melhor prazo de entrega com o seu fornecedor, por exemplo. É recomendável ter uma boa lista de fornecedores alternativos para os casos de falhas no atendimento. Essa é uma medida preventiva importante que evita falta do produto no seu estoque. Ter mais opções de fornecedores te ajuda a negociar melhor com eles e planejar a compra, olhando para o estoque, pode te ajudar a comprar mais lotes de um produto que tem boa saída e com isso reduzir preço e frete por causa de uma compra maior.

Não menos importante é definir um tempo médio e uma quantidade mínima para reposição do estoque.

3. Qual é a condição dos produtos que estão no estoque?
O inventário físico, aliado ao monitoramento freqüente do estoque (fique de olho) te ajuda a controlar o prazo de validade dos produtos permitindo a você programar o giro do produto evitando perdas. Se esse programa for eficiente rigoroso, evita-se que o produto vença o prazo de validade na gôndola ou armazém.  Outro situação é o produto está danificado por qualquer causa ou ultrapassado (obsoleto) pois já foram substituídos por modelos mais modernos Esteja atento: além de ter prejuízos, sua empresa pode causar danos aos consumidores ou multas dos órgãos competentes.

4. Quais são os produtos mais e menos importantes no estoque?
Alguns produtos vendem bem mais enquanto outros vendem menos. Aqueles que vendem mais podem te dar pequena margem de lucro ou não. Os que vendem pouco da mesma forma. É preciso “ficar de olho” e lembrar de concentrar seu esforço naqueles produtos com a melhor relação volume de venda X maior margem de lucro. Os produtos mais importantes são que apresentam a melhor relação (mais venda e melhor margem). Esse esforço vai te dar maior retorno financeiro.

Enfim, conhecer a característica de cada produto no seu estoque te ajuda a decidir se é melhor comprar uma quantidade maior de produtos caros, mas que são vendidos facilmente, ou comprar uma quantidade menor de produtos mais baratos, mas que não vedem tanto.

5. Qual é o valor total do seu estoque?
Estoque é dinheiro em forma de produtos. Saber quanto do seu dinheiro está aplicado no estoque da empresa é outro item importantíssimo para o controle e monitoramento do estoque. 

Se você ainda não tem respostas para essas perguntas sugerimos que continue lendo nossas postagens que encontrará muito mais informações que te ajudará, além de entender melhor como o controle do estoque poderá aumentar o desempenho do seu negócio como aumentar os lucros.

Fonte: Equipe Datasite Belém

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