terça-feira, 12 de abril de 2016

O que é o Estoque?

Estoque simplesmente é o produto ou produtos que estão armazenados para serem vendidos para os clientes. A palavra estoque se aplica tanto aos produtos que estão na gôndola, expositores, prateleira, arranhas, ilhas de congelados, como aqueles armazenados no depósito da empresa.


Descomplicando a palavra estoque
Nós da ControlStok/Datasite descomplicamos o conceito de estoque dizendo que ele é o dinheiro na forma de produto, que o empresário aplicou no seu negócio, com o objetivo de aumentar sua renda.
   
Controlar o Estoque faz prosperar seu negócio
Uma vez que o estoque está a serviço do lucro, ter o controle sobre ele, é a tarefa obrigatória para todo empresário que deseja fazer seu negócio sobreviver e prosperar no mercado. Dependendo do tipo de empresa (comércio, indústria ou prestação de serviço), o estoque pode apresentar diferentes características e formas de controle. Além disso, a decisão de manter produtos armazenados pode ser determinante para a estratégia de uma empresa.

Participação do estoque nos processos da empresa
O estoque participa do processo produtivo de uma empresa em diversos momentos. Quando uma empresa compra matéria-prima para produzir um produto, temos o estoque de matéria-prima. Durante o processo de produção, enquanto existem produtos que ainda não estão prontos, temos o estoque de produtos não acabados. Depois de prontos, os produtos passam a integrar o estoque de produtos acabados e podem ser vendidos para os clientes.

Em empresas de comércio, o estoque mais importante é o estoque de produtos acabados ou mercadorias. Geralmente, existem um ou mais fornecedores de produtos, de quem a empresa compra as mercadorias para revender a um preço maior para os seus clientes. Neste caso, saber comprar bem e em grandes quantidades (para conseguir um preço menor junto ao fornecedor), pode significar um lucro maior para o negócio. Assim, o controle do estoque de mercadorias passa a ser primordial para uma empresa de comércio.

Até mesmo em empresas de prestação de serviços o estoque pode ser importante. Muitas vezes para prestar um serviço é necessário utilizar alguns materiais. Por exemplo, quando um mecânico faz a revisão de um veículo, é necessário que ele tenha um estoque das peças que poderão ser utilizadas na execução do serviço prestado. Apesar de não vender as peças diretamente, é necessário ter um estoque para executar o serviço por completo e satisfazer o cliente.

A Importância do Controle do Estoque
É bom lembrar que o controle de estoque precisa ser feito para garantir o bom funcionamento do negócio e também para manter os clientes satisfeitos. Entender os tipos de estoque ajuda no planejamento e também nas vendas aos clientes. Saber o que (exatamente “o que” agrada o cliente), quando e por quanto comprar cada produto e, depois, por quanto vender, resultará em lucro ou prejuízo para a empresa. Assim, entender como o estoque se comporta, monitorar e conduzi-lo é determinante para o sucesso de qualquer negócio. Isso é que ter o estoque nas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário